Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Quais as diferenças entre frete e carreto?

Quando contratar um frete ou um carreto? Antes de pedir um orçamento o melhor é se certificar de qual o tipo de transporte mais adequado para a sua necessidade.

23 abr 2015 Atualidades sobre mudança - Leitura: min.

mudança

Na hora de mudar, não é verdade que é preciso contratar uma empresa de mudança, que cuide de todos os serviços relacionados com o traslado. Especialmente para os casos de pequenos volumes, como por exemplo se você mora sozinho, é estudante ou tem pouquíssimos móveis, é possível considerar serviços diferenciados, ou seja, um frete ou carreto.

Mas você sabe, por definição, o que é cada um desses serviços? O primeiro passo antes de contatar uma empresa para solicitar um orçamento é justamente se certificar do tipo de transporte mais adequado para a sua necessidade, para assim conseguir a melhor relação de custo-benefício. Preste atenção nestas dicas e fique bem informado. Será muito mais fácil acertar na escolha.

Frete x carreto

Normalmente este tipo de serviço é feito por autônomos, que têm caminhonetes, pick-ups ou caminhões de pequeno porte. Há muita informalidade no setor, mas também há aqueles que têm a devida autorização para realizar este tipo de transporte.

Por isso, comece perguntado pelo Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC). Isso significa que, mesmo como autônomo, o motorista contatado tem experiência no setor e trabalha com transporte, não fazendo apenas os chamados "bicos".

flickrskippyjon.jpg

Carreto: nesses casos, o orçamento repassado pela empresa inclui somente o transporte dos pertences. Não há ajudantes para carregar nem descarregar o veículo, e você deve se responsabilizar por tudo, contando somente com a ajuda do motorista, familiares e/ou amigos. Seria a opção mais barata.

Frete: apesar de originalmente se referir ao valor pago pelo aluguel de uma embarcação ou outro meio de transporte, no setor de mudanças o frete assumiu uma definição mais próxima a uma "mini mudança". Você preparada tudo o que será transportado, desmontando móveis e fazendo a embalagem, e a equipe vem para carregar o veículo e levar todos os pertences ao novo imóvel. O número de ajudantes varia segundo a necessidade de cada cliente, mas geralmente são um máximo de dois.

Atenção: em ambos os casos, os transportes costumam ser para dentro da mesma cidade ou para municípios vizinhos. Para outros estados, o mais normal é optar pelo tradicional transporte de mudança.

E se prefiro contratar uma empresa de mudança?

Neste caso, temos um conselho importante. Planeje sua mudança com antecedência para poder optar por um transporte com aproveitamento de carga. As mudanças compartilhadas são de 20% a 40% mais baratas que um transporte exclusivo.

Como com pequenos volumes não se enche um caminhão-baú, o mais indicado é poder esperar outros transportes para a mesma região que a sua. Nestes casos, a entrega da mudança pode demorar de 10 a 40 dias.

Leia mais: Dicas para contratar uma empresa de mudança

Fotos (ordem de aparição): por Louish Pixel e skippyjon (Flickr)

3 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Comentários (6)

  • Inacio Antônio Maldonado

    Tenho uma kombi pick . Placa cinza. Tenho ANTT. Posso viajar carregado com a placa cinza. Pego bastante viagem. Quero saber se é necessário a placa vermelha. Obrigado

  • Cláudio Guimarães

    Muito boa a explicação, mas e quanto a legislação, por ser vinculado a transporte, a NF deverá ter o código da LC 116/2003 (incluindo alterações da LC 157/2016) através do código 16.02 que é destinado a transportes em geral exclusive Transporte Rodoviário de Passageiros.

  • Jorge Ignácio

    Excelente informação a respeito das diferentes formas de transporte de cargas....gostei muito ,super válido!

  • Clara Freire de lucena

    Gostei gostaria de saber mas sobre os direitos do contratado

  • Adriano C Ferreira

    Excelente ajuda. Pois dá mais ênfase na hora de fazer o serviço

  • Dennis Patrick

    Simplificando de forma direta e mais clara, para que outros que "caiam" neste post para tirar dúvidas e não saiam com mais dúvidas, eu explico. Frete e carreto são transportes de cargas em geral. A diferença é que frete é o transporte para fora do município, Estado ou País, ou seja, saiu da cidade é frete. Enquanto que carreto é o transporte dentro do mesmo município, ou seja, viajens curtas. Em tese, um frete é mais caro que um carreto, devido às distâncias, mas em ambos podem ter um custo adicional, caso seja preciso um ou mais ajudantes.

  • Você não pode deixar de ler...