Mudanca.com
Mudanca.com
No Google Play Na App Store

Casa ou apartamento: acerte na escolha da moradia

Na hora de escolher um novo lugar para morar sempre surge a dúvida: casa ou apartamento? Confira a seguir os prós e contras de cada opção.

5 Dez 2018 Atualidades sobre mudança - Leitura: min.

mudança

Uma mudança sempre traz muitas incertezas, como se é o momento ideal para se mudar, o bairro mais adequado para o novo lar e se os gastos no novo local estarão adequados com as condições financeiras. Além disso outra dúvida muito comum é o fato de poder escolher entre morar em uma casa ou apartamento.

Se você não sabe qual opção é a melhor para você, é fundamental conhecer os prós e contras de se viver em cada tipo de residência, se não quiser ter as suas expectativas frustradas.

1) Apartamento

  • Prós

A maior vantagem de se morar em um apartamento é a questão da segurança. Muitas pessoas escolhem essa opção justamente por isso, quando moram sozinhas ou passam o dia todo fora. Até mesmo na hora de viajar, é muito mais seguro você ficar longe do seu apartamento por um mês sabendo que os vizinhos sempre estarão atentos a qualquer imprevisto ou atividade suspeita.

Morando em casa o assunto é diferente, você estará sempre exposto à insegurança. Normalmente, os vizinhos só percebem que está acontecendo algo estranho quando já é muito tarde para socorrer.

Outro ponto positivo, é que dependendo do bairro que você escolher para morar, um apartamento pode ser muito mais barato do que uma casa. Geralmente em bairros com melhor infraestrutura e nas áreas centrais das cidades, é muito mais caro comprar uma casa do que um apartamento. Então, se a sua prioridade é estar sempre bem conectado ao transporte, comércio e serviços da sua cidade, sem gastar muito com o investimento em um imóvel, morar em um apartamento pode ser a solução.

  • Contras

Talvez uma das principais desvantagens em se morar em um apartamento, é que, como você terá vizinhos muito próximos, que dividirão a mesma área comum como hall, corredores, espaços de lazer, você precisa seguir as regras estabelecidas pelo condomínio.

Além disso, é preciso ter um bom senso muito maior de convivência, já que, por geralmente ter um isolamento menor do que em uma casa e as paredes estarem em contato direto com o apartamento do seu vizinho, os ruídos incomodarão muito mais. Também há horários preestabelecidos para reformas e ruídos mais altos.

Outra questão que restringe o morador de um apartamento é a reforma. Diferente de uma casa, em um apartamento as modificações são muito mais complicadas e é preciso estudar o edifício como um todo na hora de reformar. Você também não poderá aumentar a metragem quadrada do seu apartamento ou instalar uma piscina na área externa, o que é completamente viável em uma casa.

Outro ponto negativo afeta àquelas pessoas que precisam se deslocar de carro, tendo até mesmo mais de um carro na família. Quem mora em apartamento sabe como é difícil esta questão e nem todos os prédios dispõem de vagas para todos os moradores. Às vezes, é preciso alugar uma vaga de outro morador do prédio, pagando um valor mensal muito alto. Isso pesa no bolso, levando em conta a necessidade de se pagar também a taxa de condomínio.

shutterstock-325283030.jpg

2) Casa

  • Prós

Quem não sonha em morar em uma casa espaçosa, com piscina e uma linda área de lazer com tudo aquilo que você precisa para desfrutar de total liberdade? E além disso, poder ter uma maior privacidade dos vizinhos? Esta é uma das vantagens fundamentais de se morar em uma casa: a sensação de poder fazer aquilo que você deseja, sem precisar dar satisfação para ninguém.

O espaço que uma casa pode oferecer também é um fator que atrai a muitos, principalmente aos casais que têm filhos. Para as pessoas que gostam de natureza, um amplo jardim para cuidar do paisagismo. Outra vantagem é que em uma casa você não precisa pagar as taxas de condomínio, já que será o próprio responsável pelos serviços de manutenção e limpeza.

Outro ponto positivo de se morar em uma casa, é a disponibilidade de vagas de garagem. Dependendo da casa que escolher, terá espaço suficiente para todos os carros da família e até mesmo para visitantes.

Se você estiver comprando a sua casa ao invés de alugar, um ponto positivo é a possibilidade de reformá-la conforme a sua necessidade. Em uma casa fica muito mais fácil derrubar uma parede, fazer um anexo, ampliá-la, sempre que tomando os devidos cuidados com os elementos estruturais. Em um apartamento fica muito mais difícil criar mais um banheiro, ou uma lavanderia, ou até mesmo mudar a cozinha de lugar, o que é bastante possível em uma casa. Basta contratar um profissional e aprovar um projeto na prefeitura da sua cidade para poder dar início à reforma e ter a casa dos seus sonhos.

  • Contras

Desfrutar de toda esta liberdade tem o seu preço. Morando em uma casa o assunto da segurança é diferente e mais complicado do que para quem mora em um apartamento. As casas são mais acessíveis e visadas para os assaltos, sendo que estatisticamente os roubos acontecem muito mais nelas do que nos apartamentos.

Em uma casa você estará sempre exposto à insegurança e assaltos, e na maioria dos casos, sozinho. Normalmente, os vizinhos só percebem que está acontecendo algo estranho quando já é muito tarde para socorrer.

Se você é daquelas pessoas que gostam de viajar, fica ainda mais complicado. Terá sempre que pedir para alguém ficar de olho e fazer uma visita de vez em quando em sua residência para confirmar se está tudo em ordem.

Uma opção para a questão da segurança são os condomínios fechados, em que você poderá ter mais de segurança, sem abrir mão de morar na casa dos seus sonhos. É uma excelente escolha para quem tem filhos e não quer abrir mão de momentos de lazer ao ar livre em um belo jardim ou, simplesmente, deixando seu filho andar de bicicleta pelo condomínio.

Agora que você já analisou os prós e contras de morar em casa e em apartamento, clique aqui e encontre uma empresa para fazer a sua mudança.

Fotos: Mudanca.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...