Mudanca.com
Mudanca.com
No Google Play Na App Store

Como deve ser feito o transporte de animais?

Se você tem um animal de estimação e vai se mudar de casa, precisa pensar em como levar seu bichinho com segurança e tranquilidade ao novo lar. Esse traslado exige cuidados específicos.

29 Out 2014 Organização da mudança - Leitura: min.

mudança

Se você tem um animal de estimação e vai se mudar de casa, precisa pensar em como levar seu bichinho com segurança e tranquilidade ao novo lar. Esse traslado exige cuidados específicos, que são oferecidos apenas por empresas especializadas no setor.

Antes de realizar uma mudança residencial, diversos pontos devem ser previstos no planejamento. Para quem tem cachorro ou gato em casa, pensar emcomo transportar animais de estimação é prioritário. Muitos desses bichinhos são tratados como membros da família e merecem receber atenção especial na hora de mudança. Veja algumas dicas para minimizar o stress das mascostas durante o transporte:

1) Os animais de estimação não devem ser considerados como parte da mudança, ou seja, não devem ser transportados em um caminhão-baú juntamente com seus móveis e objetos. Além de ser proibido por lei, o transporte nesse tipo de veículo não oferecerá a segurança e o conforto que seus bichinhos necessitam.

2) Existem empresas especializadas em traslado de animais que dispõem de veículos arejados e com a estrutura necessária para a realização desse delicado serviço. Elas são conhecidas também como taxi-dog ou pet-taxi e algumas já contam inclusive com as caixas especiais para levar individualmente o seu cão ou gato.

3) Se você tem mais de um animal de estimação, vale lembrar que eles devem ser transportados em caixas ou containers separados, evitando contato físico.

flickranalaura2.jpg

Com a documentação em dia

Muitos desconhecem que o transporte de um animal de estimação demanda documentos específicos, para que não desrespeite a normativa vigente e não suponha problemas para a empresa contratada. A documentação necessária para o traslado de animais dependerá do destino e da espécie do seu animal de estimação:

  • para cães e gatos que viajarão dentro do país e via terrestre, é necessário apenas estar com a carteira de vacinação em dia;
  • para outros animais de companhia, é preciso providenciar uma Guia de Trânsito Animal (GTA);
  • para viagens internacionais é obrigatório possuir o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e a cada viagem é preciso tirar um novo certificado.

No site do Ministério da Agricultura você pode conferir onde emitir cada documento e ainda verificar quais as exigências específicas de cada país com relação à entrada e ao trânsito de animais.

Se você preferir optar por uma companhia aérea ou de ônibus para transportar seu cachorro ou gato, é fundamental buscar com antecedência as condições impostas por cada companhia.

Dicas para um transporte tranquilo

Antes de contratar uma empresa especializada em transporte de animais, verifique se ela realmente está autorizada a realizar esse serviço, buscando inclusive informações sobre sua idoneidade na Internet. E mais:

  • evite alimentar o animal até quatro horas antes da viagem;
  • se o percurso for muito longo, é importante parar para dar água;
  • se o seu bichinho de estimação for muito agitado, se informe com seu veterinário sobre alguma alternativa para acalmá-lo;
  • todas as informações sobre o estado de saúde de seu animal devem ser passadas à empresa que realizará o transporte.

Confira também as condições do veículo que levará o seu bichinho, se é limpo, seguro e se está devidamente equipado.

Foto: por Ana Laura (Flickr)

2 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Comentários (23)


Carregando...



Você não pode deixar de ler...