Mudanca.com
Mudanca.com
No Google Play Na App Store

Como adaptar a nova casa para um idoso

Está pensando em mudar de residência e quer saber como deixar a sua nova casa preparada para que uma pessoa idosa possa viver de forma segura e confortável? Veja a seguir.

7 Fev 2019 Organização da mudança - Leitura: min.

mudança

Como é bom mudar de ares, para uma nova casa, dando início a uma nova etapa de vida, não é? Mudar-se de residência é um momento importante e, além de um planejamento antecipado com o transporte dos pertences, alguns cuidados antes de se instalar no local de destino devem ser tomados, principalmente se na nova casa vai morar um familiar idoso.

Pensar em como preparar os ambientes, como um passo a passo, é fundamental para tomar os devidos cuidados que uma pessoa idosa necessita para o seu novo lar. Mas como fazer se você precisa adaptar esta nova casa para que uma pessoa com idade mais avançada possa morar confortavelmente e sem acidentes? A seguir, explicaremos algumas formas de organizar, para deixar tudo em ordem, de maneira segura e acessível para os idosos.

1) Acessibilidade

Os degraus e desníveis são obstáculos que dificultam a locomoção das pessoas mais idosas. Para melhorar esse aspecto, você poderá instalar rampas na área externa, para que o idoso não precise subir e descer os degraus existentes.

Já se a casa tem escada interna, então o jeito é tornar o acesso a ela mais seguro. A escada sempre deverá ter um corrimão na altura adequada, em ambos os lados, e feito de um material resistente e firme quando for agarrado pelo idoso. De todos os modos, é preferível evitar que o idoso precise ficar subindo e descendo escadas. Então, se for possível, mantenha as suas acomodações, como dormitório e banheiro privativo, no andar térreo. Isso vai facilitar bastante a acessibilidade e oferecer uma maior autonomia à pessoa.

No banheiro, instale barras de apoio no box e próximo ao vaso sanitário, para evitar que a pessoa idosa se desequilibre ou escorregue. Hoje em dia, existem barras de apoio próprias para esta finalidade e fáceis de serem encontradas no mercado.

2) Tipo de piso

Ao envelhecer, os problemas nas articulações vão aparecendo e, com isso, a dificuldade de se locomover também se torna evidente. O simples fato de caminhar pela casa pode se tornar um desafio repleto de perigos, algo que não se nota quando se é mais jovem.

Se na sua casa há um familiar idoso, talvez a escolha do piso adequado para os ambientes seja um dos principais aspectos a tomar cuidado. Há diversas opções de pisos antiderrapantes, que possuem uma superfície mais áspera, impedindo que a pessoa venha a escorregar.

Tome uma atenção maior com o piso dos banheiros e áreas externas, pois o risco de escorregar quando a superfície tem água é maior. Nos banheiros, além do piso antiderrapante, coloque ainda tapetes de borracha na área do box. Se para os ambientes internos você decidir pelo piso de madeira, evite fazer o polimento, pois quanto mais escorregadia ficar a superfície, maior será o risco de quedas.

shutterstock-529632655.jpg

3) Iluminação

Com a idade, os nossos sentidos vão sendo prejudicados, como no caso da audição e a visão. Uma boa iluminação vai facilitar a visualização do ambiente e evitar que a pessoa mais idosa se acidente por se chocar contra algum objeto que passou despercebido.

Opte também por cortinas claras, que vão permitir que a luz natural entre com mais facilidade na residência. Os interruptores deverão estar em locais de fácil acesso e logo na entrada dos ambientes, para que o idoso não precise andar no escuro até conseguir acender a luz. Se a sua casa tiver escada interna, você poderá instalar uma iluminação especial para demarcar os degraus, com balizadores de piso, ou arandelas baixas de parede, ou com fitas de led escondidas pelos degraus. Isto vai dar maior segurança ao idoso quando precisar usar a escada.

A iluminação na cabeceira da cama também é importantíssima no caso dos idosos, pois vai impedir que a pessoa tenha que se movimentar no escuro até chegar no interruptor. Se não puder instalar uma iluminação de teto ou em formato de arandela, com acionamento por interruptor, coloque ao menos um abajur na mesa de cabeceira com botão de fácil acendimento.

4) Vetilação

Uma casa bem ventilada é sinônimo de saúde, principalmente quando falamos de pessoas mais idosas. As doenças respiratórias são prevenidas mantendo os ambientes arejados e longe de mofos causados pela umidade.

Se possível, escolha um local que tenha janelas amplas e com boa circulação de vento, ou então faça uma boa reforma no local para aumentar o espaço das janelas. Se você não tiver muita escolha e não puder reformar a nova residência, mantenha as janelas abertas sempre que puder.

5) Mobiliário

Ao escolher o mobiliário, tenha sempre em mente que o idoso costuma se apoiar nos móveis enquanto se desloca pela casa. Isto se deve pela perda de equilíbrio e dificuldade em andar muito comum nesta idade. As peças mais firmes são as ideais para se ter em casa. Evite objetos frágeis e que quebram com facilidade. Evite também colocar tapetes com densidade muito alta, para que o idoso não venha a tropeçar.

O sofá e as cadeiras devem permitir que o idoso sente confortavelmente, com os pés apoiados no chão, as costas retas e também permita que ele se levante com facilidade. Os armários, seja do dormitório, da cozinha ou sala devem estar na altura ideal para o alcance das mãos sem muito esforço. O idoso também deve acessar com facilidade a sua cama, então evite aquelas que são altas demais.

Agora que você já sabe o que a nova casa deve ter para receber de maneira adequada seu familiar idoso, clique aqui e encontre empresas para realizar a sua mudança.

Fotos: Mudanca.com

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...