Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Como é feito o seguro de uma mudança?

A maioria das pessoas vai coincidir no fato de que contratar um seguro de transporte é fundamental para ser ressarcido de qualquer problema durante a mudança. Mas realmente é assim?

25 out 2016 Organização da mudança - Leitura: min.

mudança

A grande preocupação de quem vai mudar, seja de casa ou empresa, é contratar um serviço de transporte eficiente, que não acarrete qualquer tipo de dano aos bens transportados. Por isso, a maioria dos clientes escolhe pagar por uma apólice de seguro, a fim de minimizar os riscos.

Mas você sabe como é feito o seguro do transporte de uma mudança? Quem é responsável pela compensação caso haja um imprevisto? Fomos perguntar a especialistas em transportes, veja a seguir suas recomendações.

Riscos, trincas, pequenos danos? Nada disso entra

Ao contrário do que muitos acreditam, contratar uma apólice de seguro para o transporte da mudança não é o que vai garantir compensação em casos de pequenos danos, como arranhões nos móveis, trincas ou similares.

Para isso, é preciso investir num bom serviço de embalagem, que é o que protegerá os móveis durante o carregamento, transporte e entrega no destino final.

Seguradora x transportadora x cliente

Você contrata uma apólice de seguro onde estará indicada a placa do caminhão que fará o transporte, juntamente com o valor assegurado. Porém, se algum imprevisto acontecer, quem deverá reclamar e receber da seguradora é a empresa de transporte. Você, como cliente, deverá ter uma cópia da apólice para cobrar da transportadora as medidas necessárias.

shutterstock-225492661.jpg

Seguro contra acidente e outros sinistros

É preciso esclarecer que, ao contratar uma apólice de seguro, o que você está garantindo é um ressarcimento caso haja acidentes que provoquem a perda total ou parcial dos bens declarados.

"Há dois tipos de apólices. A primeira, que é obrigatória, chama-se RCTR, e cobre acidentes de trânsito, incêndio e explosão, que venham a dar perda total ou parcial dos pertences da mudança. A segunda apólice é facultativa, RCF-DC. Cobre sinistros como roubo, furto, extorsão ou apropriação indébita", detalha a equipe da Locmax Mudanças Compartilhadas.

Cuidado ao elaborar a lista

O seguro é calculado em base à lista de bens a serem transportados e o valor indicado pelo cliente. Mas, atenção: o inventário precisa ser analisado e aprovado pela seguradora para ter valor.

"Geralmente, é preenchido um formulário de solicitação de seguro fornecido pela empresa de transporte, onde consta os itens a serem transportados. De posse desta solicitação, com todos os itens e os valores individuais, é feita a averbação da mudança junto à seguradora, indicando a placa do caminhão e o valor assegurado. A garantia do cliente é a apólice de seguro. A cópia da mesma deve ser entregue ao contratante da mudança", resume Divaldo da Silva, da Transbrazil Mudanças e Transportes.

Fotos: por Mudanca.com

2 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Comentários (11)

  • Michelli Vieira

    Quando menciona "em caso de acidentes", está se referindo a acidente de trânsito envolvendo o caminhão, ou pode-se entender acidentes no manuseio dos bens também?

  • Silvio da Silva Pereira

    Gostei muito obrigado! Já quero fazer uma cotação

  • Denilson de Paula

    Eu quero saber se vcs fazem o seguro para mudança porque eu tenho uma transportadora de mudança é quero fazer

  • Fernanda

    Trabalhe em silêncio e deixe o sucesso fazer barulho por você

  • Adiel Panassiol

    bom dia. e como podemos fazer um orçamento do quanto fica os custos de um seguro de mudança, entre estados e cidades diferentes????? de Campo Grande-Ms, p/ Itapura-Sp, (sera descarregada em um sitio), temos 1000 metros de estradinha de terra, cascalhado em ótimo estado de conservação aguardo retorno,...

  • Maria das Graças Alves dos Santos

    Tenho uma pequena empresa ,queria saber valores de seguro de transportes ( Mudança)

  • Marcelo S.S

    Bom dia , temos empresa de mudança em Curitiba PR , e gostaríamos que empresa de seguro nos procurasse para uma parceria .

  • Ana Paula

    Queria saber valores daqui do rio de janeiro para vila velha

  • beatriz Kudla

    Como posso fazer e com qual seguradora um seguro contra roubo de mudança?

  • vanderlei rocha barboza

    Contratei uma empresa de mudança RS X PE, produtos mal embalados vieram arranhados, amassados ou quebrados ou nao veio, sendo que tudo foi declarado e pago o seguro para a empresa. queriam ressarcir mil reais, porem só o home vale mais do que isso.O que faço?


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...