Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Sono é responsável por quase metade dos acidentes

Você sabia que 42% dos acidentes de trânsito são causados por pessoas que cochilaram no volante? Vigilar para isso não aconteça com você é muito importante, principalmente se trabalha como motorista profissional. Há vários recursos disponíveis, inclusive um aplicativo para smartphones que identifica quando o motorista está com sono e ajuda a despertá-lo.

14 out 2013 Motorista profissional - Leitura: min.

mudança
Fique com os olhos bem abertos na estrada <p>Foto: por videocrab (Flickr)<p></p>

O dado é alarmante. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 42% dos acidentes de trânsito são causados por pessoas que cochilaram no volante. Não respeitar os limites do corpo e as horas de sono necessárias para renovar as energias, pode causar danos irreversíveis para qualquer motorista, principalmente os que estão na estrada habitualmente, seja porque trabalham com transportes de mudanças ou de cargas em geral.

Mas na hora de ficar acordado não vale qualquer medida! Os médicos advertem que tomar energético ou café para se manter acordado só funciona nos casos em que o condutor precisa prolongar a viagem por mais alguns minutos, parando irremediavelmente em um hotel, pousada ou área de descanso. Estes artifícios nunca devem ser usados para conduzir por horas adicionais, com o objetivo de chegar ao destino mais rápido.

Estimulantes químicos como remédios devem ser totalmente evitados. Acredite, colocar sua vida e a dos outros em risco não compensa este tempo. Os especialistas afirmam que o ser humano necessita de seis a oito horas de sono diárias para não ter seus reflexos prejudicados. Quem não dorme o suficiente fica mais lento, tem sua concentração prejudicada e pode demorar a frear ou raciocinar diante de algum imprevisto na estrada.

Tecnologia a favor

O avanço da tecnologia também chegou para ajudar aqueles que lutam contra o sono. A BBDO Proximity Thailand, juntamente com a marca de café Amazon, criaram um aplicativo para smartphones capaz de identificar quando o motorista está com as pálpebras mais lentas. Esse seria o cenário que indicaria que o sono chegando.

Quando ativado, no momento em que isso acontece, o aplicativo começa a tocar uma música temática, que pode ser personalizada pelo motorista. O aplicativo chama-se "Drive awake" e é gratuito.

Evite o sono

Tanto para motoristas eventuais como para os profissionais, há uma série de cuidados a seguir na hora de evitar o sono. Reunimos abaixo os principais: 

  • para cada duas horas na estrada, pare 20 minutos para alongar;
  • cuidado ao dirigir de madrugada! Entre 3h e 6h é quando o sono mais insistente aparece;
  • mantenha o interior do caminhão ventilado;
  • se viaja acompanhado, converse com o passageiro. Se está sozinho, escute uma música mais agitada durante a viagem;
  • mude a velocidade várias vezes ao longo da viagem;
  • não conduza de maneira relaxada. Mantenha a coluna reta e os braços firmes no volante;
  • não dirija à noite durante muitas horas;
  • respeite o tempo de descanso;
  • faça refeições mais leves, evitando feijoadas ou churrascos;
  • e principalmente: durma de seis a oito horas por dia.

Essa é a nossa forma de desejar-lhe uma viagem segura e sem riscos.

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...