Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Motorista: de olho no excesso de peso

Não cuidar da saúde significa possíveis problemas de pressão alta, colesterol, obesidade e infarto. Pesquisa aponta que quase 80% dos motoristas estão acima do peso.

10 mar 2014 Motorista profissional - Leitura: min.

mudança
Não cuidar da saúde significa possíveis problemas de pressão alta, colesterol, obesidade e infarto
É comum escutar de muitos motoristas, que estão acima do peso e que não fazem as revisões médicas periodicamente, que não há tempo para cuidar da saúde ou fazer atividade física. Mas, o que muitos se esquecem, é que o corpo humano precisa de "manutenções" para continuar funcionando corretamente, assim como seus caminhões.

Não cuidar da saúde significa possíveis problemas de pressão alta, colesterol, obesidade e infarto. Doenças essas que podem comprometer a sua segurança e dos demais motoristas na estrada. Segundo dados do programa Estrada para a Saúde, mais de 70% dos motoristas atendidos não praticam atividade física, mais de 75% são hipertensos e quase 80% estão acima do peso.

A rotina dos caminhoneiros é pesada. São muitas horas dirigindo, dormindo mal e comendo alimentos ricos em gordura, açúcar e pobres em nutrientes e vitaminas. Esta combinação de fatores pode gerar sérios problemas cardiovasculares e grandes riscos de vida.

Cuidar da saúde e alimentação

O programa Estrada para a Saúde teve início em 2001, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros. Ele oferece exames médicos e odontológicos gratuitos, além de dicas sobre como melhorar a rotina nas estradas e cuidar da saúde e alimentação. Agora, você não tem mais desculpa! 

fruits-and-veggies.jpg

Dicas para uma alimentação saudável na estrada
  • O café é uma bebida que faz parte do dia a dia dos motoristas para espantar o sono. Os nutricionistas aconselham maneirar na ingestão, tomá-lo sem açúcar ou dar preferência ao adoçante.
  • Como os alimentos encontrados nas lanchonetes e restaurantes na beira da estrada normalmente já possuem muito sódio, evite colocar mais sal no prato.
  • Inclua frutas e verduras de cores variadas nas refeições, de forma que seu prato tenha verde, vermelho, laranja e outras cores.
  • Na hora de escolher a carne, dê preferência aos grelhados ou cozidos, que podem ser digeridos mais facilmente e não possuem a mesma quantidade de gordura que as frituras.
  • Procure fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves entre elas.
  • Beba muita água durante todo o dia e mantenha sempre o corpo hidratado. Durante as refeições evite a ingestão de líquidos, que podem dificultar a digestão.

Especialistas também alertam para a importância de fazer algum tipo de atividade física, nem que sejam pequenas caminhadas. Comece a sua hoje mesmo!

Foto: por Daniel*1977 (Flickr)

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...