Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Conheça as regras de mudanças em prédios

As normas são importantes e devem ser seguidas para não causar transtorno aos moradores do prédio e para que a mudança seja feita com segurança.

7 jun 2018 Normativa e questões administrativas - Leitura: min.

mudança

Se uma mudança exige organização e planejamento, mudar-se para um prédio requer atenção redobrada. Isso porque outras partes estarão envolvidas em todo o processo, como a administração do condomínio e demais moradores do edifício.

Normalmente, os prédios têm um regulamento interno com normas que devem ser seguidas durante uma mudança, com a finalidade de evitar inconvenientes e situações que possam gerar conflitos e incômodos. Se você vai se mudar para um condomínio, fique atento a algumas regras que são comuns a todos os edifícios.

1) Dia e hora da mudança

O primeiro passo é pedir ao síndico o regimento interno do condomínio para verificar quais são as normas do prédio sobre mudanças. Assim, todo o planejamento ficará mais fácil. Caso não haja uma documentação, é recomendado fazer uma reunião com o síndico para saber o que está autorizado.

Isso vale também para definir o dia e o horário da mudança. Em geral, as mudanças em condomínios podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e nos sábados das 8h às 14h. Muitos prédios não autorizam mudanças no fim de semana, especialmente no domingo. O horário para montagem dos móveis e movimentação dos itens dentro do apartamento também deve ser respeitado.

2) Içamento de móveis e estacionamento de caminhão na rua

Ao visitar o prédio, é importante conferir como os móveis serão colocados no apartamento, ou seja, se a movimentação será feita por escadas, por elevador ou se algum móvel terá que ser içado. Caso necessite de içamento, é fundamental contratar uma empresa de mudança especializada que ofereça esse serviço. Também é importante verificar se é possível o caminhão de mudança estacionar na frente do prédio.

Em algumas situações, como zonas restritas ou muito transitadas, é necessário que o novo morador solicite à prefeitura a autorização para estacionamento. Essa autorização pode demorar cerca de 15 dias para ser liberada, então, é recomendado se planejar com antecedência. Com a liberação, os agentes da prefeitura demarcarão no dia da mudança o espaço para estacionamento com dois cavaletes.

shutterstock-718597540.jpg

3) Comunicação ao síndico

Depois de definido o dia, a hora da mudança e como será feito o transporte e a movimentação dos móveis, é preciso comunicar ao síndico. Com isso, ele informará aos demais moradores sobre a mudança e tomará todas as medidas necessárias para que o processo ocorra sem transtornos e com segurança. O síndico será responsável, por exemplo, de liberar um elevador especificamente para a mudança (caso haja mais de um elevador), de designar um funcionário do prédio para acompanhar a mudança e facilitar o acesso ao edifício.

4) Acompanhamento da mudança

Apesar de, normalmente, o condomínio disponibilizar um funcionário para monitorar a mudança, o novo morador deverá acompanhar todo o processo, ou designar um responsável. Isso é importante caso haja algum imprevisto, caso seja necessário decidir algum algum ponto de última hora e até para orientar a empresa de mudança.

5) Danos no edifício

Deve-se tomar atenção redobrada na movimentação dos móveis, já que qualquer dano na estrutura do prédio, como elevadores, corredores e demais áreas comuns, é de responsabilidade do novo morador. Para evitar esse tipo de transtorno, é importante que os móveis sejam embalados corretamente e que a movimentação seja feita com cuidado.

As empresas especializadas em mudanças estão acostumadas a seguir todas essas normas quando se trata de se mudar para um prédio. Contratando profissionais, sua mudança será feita com todo o cuidado necessário, sem que você tenha inconvenientes.

Fotos: Mudanca.com

7 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Comentários (6)

  • Edson Agripino

    No regimento interno co até q não pode fazer mudança de sábado, sendo já vi várias pessoas fazendo. Existe algum meio para que eu possa fazer sem ter q pagar a multa?

  • Tatiana santos

    Oque eu faço? no meu predio estão custando a marcar o horario da minha mudança , qual é o meu direito se chegar odia e ñ marcarem a data?

  • IVAN TURRI

    parabens pela qualidade do material aproveitei a matéria

  • Franciane de Oliveira de souza

    Ola Boa tarde fui mudsr o síndico não deichou todas regras existe uma exceção devido corid 19

  • Sonia Valerio

    Acabo de passar um dos meus maiores sufocos da vida. Comprei um apto e hoje (após avisado e permitido) me mudei. SURPRESA: o portao para a mudança nao entra caminhão, nem van, nem NADA...apenas veiculos de passeio. Isso pode? Isso existe? Como posso fazer para mover o condominio pois tivemos que carregar tudo da rua até o elevador

  • Rogério Francisco Lopes

    Moro em um prédio da Cohab o síndico fala que é proibido entra caminha pra fazer mudanças e moro no último bronco ele fala que o caminha tem que ficar na rua onde posso contesta o síndico onde posso achar recursos pra está proibisao

  • Você não pode deixar de ler...