Mudanca.com
Mudanca.com
No Google Play Na App Store

Como guardar as suas coisas: o guia definitivo

Como guardar as suas coisas: o guia definitivo. Neste post você vai conhecer os segredos para guardar suas coisas da melhor forma

29 Jun 2018 Organização da mudança - Leitura: min.

Salvador (Bahia) Bahia


Já precisou de mais espaço para guardar as suas coisas? Diversas situações podem nos fazer procurar alternativas para armazenar nossos pertences pessoais, seja uma mudança para ambientes menores ou até aquele período intermediário entre a saída de um imóvel alugado para a casa própria ou uma viagem por período prolongado.

Saiba que existem alternativas muito confortáveis e seguras para guardar tudo o que você precisar.

Nesse post, vamos mostrar as melhores soluções para resolver o problema de falta de espaço para armazenar seus itens pessoais. Confira!

As principais alternativas para armazenagem de pertences

Self storage

O self storage é uma solução destinada tanto para uso pessoal quanto para empresas. Nesse tipo de serviço é feita a locação de um espaço interno oferecido por uma empresa especializada em armazenagem.

É disponibilizado ao cliente um Box individual para guardar os objetos. Assim, somente o cliente possui uma chave de acesso para o seu box. Além disso, o depósito é acessado somente por pessoas autorizadas.

No entanto, é possível alugar o box por mês, vários meses ou por tempo indefinido, se não sabe exatamente quando poderá retirar os pertences.

O self storage, portanto, é uma empresa especializada na armazenagem e na segurança do que é guardado em espaços delimitados.

Dessa forma, as principais vantagens de escolher um self storage em relação a outros tipos de serviço de armazenagem são:

  • você pode alocar os seus itens como desejar;
  • maior segurança dos pertences;
  • acesso controlado;
  • maior privacidade;
  • permite o armazenamento, dentro de regras básicas, de qualquer tipo de material ou produto (exceto vivo, perecível, inflamável e proibido);
  • cuidado com a limpeza do espaço;
  • contratos com renovação automática (mas não obrigatória).

Centros logísticos

Os centros logísticos são áreas de para armazenagem de estoques em localizações estratégicas para a distribuição de produtos.

Essa alternativa, portanto, é indicada para empresas que não possuem espaço para guardar seus estoques de produtos ou precisam facilitar o processo de distribuição dos mesmos.

Para as empresas, a vantagem dessa alternativa é a possibilidade de alugar uma área maior para guardar o que for necessário.

Além disso, essa solução é interessante para reduzir custos de envio dos produtos, pois as negociações são feitas em maior número para um só destino.

Locação de depósitos ou guarda móveis

Outra solução para guardar seus pertences consiste em alugar depósitos ou usar um guarda móveis.

No entanto, essa alternativa pode apresentar um custo muito maior, além de não ser muito segura, pois apenas ter um espaço de armazenagem não é suficiente. Deve-se também zelar pela segurança dos pertences.

Além disso, a principal diferença entre um guarda móvel e um self storage está na privacidade. Enquanto no self storage você guarda suas coisas em um box exclusivo, no guarda móveis seus pertences ficam em um galpão, junto com as coisas de outras pessoas, e só podem ser acessados ao término do contrato.

Não adianta guardar suas coisas em um depósito, mas ficar constantemente com medo de elas serem roubadas, não é mesmo?

Casa de parentes

Se você não tem nenhuma das soluções anteriores disponíveis onde você mora, outra alternativa pode ser armazenar seus pertences na casa de parentes.

Essa opção pode não ser muito confortável, principalmente se você precisar guardar suas coisas por um longo período de tempo.

Por outro lado, existe a vantagem de não ter de desembolsar os valores de locação e seguro, além de saber que suas coisas estão nas mãos de alguém conhecido.

Dicas para a contratação de serviços de armazenagem de bens

Seguros e garantias

É possível fazer seguros para garantir a integridade dos bens que são armazenados em espaços alugados.

Há seguros disponíveis no mercado com cobertura contra:

  • incêndios, explosões, fumaça e quedas de aeronaves;
  • catástrofes naturais, como vendaval, furacões, tornados, granizos e tempestades;
  • roubo ou subtração de bens;
  • responsabilidade civil contra danos materiais, corporais e morais causados a terceiros;

Os self storages geralmente oferecem seguro contra as adversidades citadas acima. Além disso, esse tipo de serviço possui outras garantias importantes, como:

  • monitoramento 24 horas;
  • acesso controlado eletronicamente;
  • box limpos, dedetizados e livres de umidade.

Dessa forma, pela segurança e garantias oferecidas, contratar uma empresa especializada em self storage pode ser a alternativa com melhor custo-benefício.

Cuidados na hora da contratação

Apesar de ser uma ótima solução para quem está precisando de mais espaço para guardar seus pertences, antes de fechar um contrato com uma empresa de self storage é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiramente, é recomendável buscar referências sobre as empresas que oferecem esse tipo serviço, disponíveis no mercado.

Isso pode ser feito com base na pesquisa de opinião de outros usuários que utilizaram o serviço. Em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor, especializados em acolher reclamações dos clientes dos mais diversos tipos de serviços e buscar respostas, você pode verificar a reputação das empresas.

Em seguida, faça orçamentos com diferentes empresas (pelo menos três) para avaliar qual delas oferece o melhor custo-benefício.

É comum encontrar serviços de guarda móveis em regiões mais afastadas. Mas é importante averiguar se a empresa está em uma localidade segura e de fácil acesso.

Outro cuidado que se deve ter é visitar as instalações da empresa pessoalmente e verificar se ela realmente tem monitoramento 24 horas de segurança.

O serviço de armazenagem geralmente é cobrado mensalmente e os preços variam de acordo com o tamanho do box utilizado e do período de tempo de armazenagem. Por isso é importante medir e calcular o tamanho do box que você realmente precisa para guardar seus pertences.

Portanto, para não ter surpresas desagradáveis em relação às despesas com esse serviço, saiba exatamente a quantidade de objetos e o período de tempo que você precisará armazená-los.

É importante ressaltar que uma das exigências impostas ao cliente é deixar o box nas mesmas condições em que recebeu (tanto de limpeza quanto de estrutura).

Além disso, há um tempo de ausência delimitado. Isso significa que, se você deixa de pagar o aluguel por dois meses seguidos, por exemplo, a empresa poderá retirar seus pertences do box e doá-los, jogá-los fora ou vendê-los.

Há também algumas restrições sobre os pertences a ser armazenados: não pode guardar objetos perigosos ou perecíveis e nem pode armazenar artigos ilegais.

Entenda as formas de fazer o transporte dos bens

Fazer mudanças sempre implica em ter trabalho para empacotar e organizar tudo para ser transportado. Se o processo não for bem planejado, pode acabar custando caro e dando muita dor de cabeça.

Nesse sentido, uma dúvida frequente é: vale mais a pena contratar uma empresa de mudanças ou alugar um caminhão para levar os pertences?

A seguir, vamos esclarecer essa dúvida e mostrar algumas formas de fazer o transporte de bens em caso de mudança internacional. Acompanhe!

Transportadora

As transportadoras são empresas especializadas em mudanças. Ao contratar uma transportadora, não somente a parte de transporte fica a cargo da empresa, mas também todo o processo de empacotar os objetos.

A empresa tem, inclusive, todo o material adequado para fazer o empacotamento dos pertences – plástico bolha, papel ondulado, papel craft (para louças) etc.

Além disso, as transportadoras fazem um seguro de mudança, o que é uma garantia que traz mais tranquilidade para você.

Outra vantagem dessas empresas especializadas em mudanças é que desempacotar os bens também faz parte dos serviços oferecidos.

Mas é preciso salientar que joias, documentos, obras de arte e outros artigos de alto valor e importância pessoal nunca devem ser deixados a cargo de nenhuma empresa. Esse tipo de artigo não é protegido, em caso de extravio, pela apólice de seguros.

Recomenda-se, também, que o transporte de medicamentos não seja feito por ninguém além de você.

Por todo o conforto e garantias, essa opção de transporte de bens sai mais cara. O valor pago para uma transportadora é cerca de 35% superior ao valor pago para um carreto fazer a mudança.

Assim, para quem não tem muito tempo disponível para transportar os bens ou então quer ter mais conforto na hora da mudança, contratar transportadoras é uma boa opção.

Carreto

O serviço de carreto é feito por autônomos que possuem caminhonetes, picapes ou caminhões de pequeno porte.

Como há muita informalidade nesse setor, é importante verificar, antes de contratar um carreto, se o profissional tem a devida autorização para realizar esse tipo de transporte.

Você pode verificar isso perguntado pelo Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC). Esse registro indica que a pessoa tem experiência no setor de transporte.

No carreto, não há ajudantes para carregar nem descarregar seus pertences. Você deve se responsabilizar por tudo, contando somente com a ajuda do motorista, familiares e/ou amigos.

Por esses motivos, essa alternativa é mais barata, mas os transportes costumam ser realizados para dentro da mesma cidade ou para municípios vizinhos. Para outros estados, o mais comum é optar pelo tradicional transporte de mudança.

Frete

O termo frete se refere ao valor pago pelo aluguel de um meio de transporte. No caso de mudanças, o frete é comumente utilizado também para mudanças de pequeno porte.

Nesse tipo de serviço, o contratante organiza toda a carga e o transportador somente se encarrega de levá-la ao seu destino. A quantidade de ajudantes para essa modalidade geralmente varia entre uma a duas pessoas.

Dessa forma, no caso do frete, o transporte dos pertences geralmente é realizado dentro de uma mesma cidade ou em municípios vizinhos (pequenas distâncias).

Quando são necessárias grandes distâncias, recomenda-se optar por transportadoras credenciadas.

Transporte aéreo

O transporte aéreo é uma alternativa indicada para mudanças internacionais. Apesar de ser bem mais caro, o prazo para que os pertences cheguem ao seu destino é muito menor.

Para o transporte aéreo, os pertences são acondicionados em airvans, caixas confeccionadas em papelão triplex ondulado, que é mais resistente que o papelão comum.

Esse tipo de transporte é recomendado para mudanças de pequeno porte. Não é aconselhável o envio de moveis grandes ou de grande volume de pertences, por questão de custo.

Para mudanças acima de 600 kg a melhor opção pode ser fazer o envio por meio de contêineres consolidados, via transporte marítimo.

Transporte marítimo

O transporte marítimo é uma alternativa indicada para mudanças internacionais. Esse tipo de transporte leva cerca de um mês para chegar ao seu destino.

Deve-se considerar também o tempo de liberação da mudança nos portos de origem e de destino, que demora entre 20 a 45 dias, dependendo das normas de cada porto e das companhias de navegação.

Nesse tipo de serviço de transporte, os objetos são guardados em liftvans, caixas de madeira confeccionadas conforme a demanda de cada mudança, ou então em contêineres de aço de 32 m³, 62 m³ ou 70 m³.

Quando comparado à mudança área, o transporte marítimo tem um valor mais acessível.

No entanto, em ambos os transportes (aéreo e marítimo), são exigidas várias declarações e documentações para a realização de uma mudança internacional.

Novas tecnologias no setor de transporte e armazenagem

Como em todos os setores, a tecnologia e a inovação já estão chegando à área de transporte e armazenagem. Para quem está em procurando empresas para fazer mudança, por exemplo, já há aplicativos que ajudam tanto os motoristas a encontrarem clientes quanto o contrário.

Alguns exemplos são os aplicativos CarretOnline e o Quero Frete, que prometem atuar com profissionais qualificados, segurança e rastreamento da carga por parte do cliente.

As empresas de auto armazenagem também já seguem esse caminho, com a criação de plataformas que oferecem informações sobre localização dos boxes de armazenagem mais próximos, dicas de como guardar seus pertences, entre outras funcionalidades.

Agora que você já conhece as principais alternativas para guardar suas coisas e fazer o transporte de seus pertences, compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...