Mudanca.com
No Google Play Na App Store

Self Storage: o guarda-móveis moderno

Conheça o conceito americano de guarda móveis chamado Self Storage, muito mais que um guarda móveis.

3 Dez 2017 Guarda-móveis - Leitura: min.

Salvador (Bahia) Bahia

O self storage (ou solução de autoarmazenamento, em uma tradução livre) é uma tendência mundialmente conhecida e muito popular nos Estados Unidos — quem nunca viu aqueles galpões locados como guarda tudo nos filmes americanos?

Pouco a pouco, a locação de self storage vai se popularizando e ganhando espaço também aqui no Brasil. Isso ocorre muito pelo perfil atual do mercado imobiliário, com apartamentos, casas e salas comerciais com espaço cada vez mais reduzido.

O velho "quartinho da bagunça" já não cabe mais nos imóveis. E as empresas que precisam armazenar bens de pouco uso nem sempre dispõem de um galpão para isso.

O self storage é uma alternativa interessante também em situações como reformas, quando é preciso resguardar e proteger seus bens e você não possui um depósito no prédio ou outro local para guardá-los.

Mas, afinal, onde guardar o que ocupa tanto espaço? Neste artigo, vamos explicar como funciona a locação de self storage. Acompanhe:

Guarda tudo

O self storage funciona como um "guarda tudo". Um espaço auxiliar locado por um período determinado para que pessoas e corporações sem espaço suficiente guardem seus pertences com segurança.

Uma instituição especializada na locação de self storage disponibiliza a estrutura em tamanhos variados, de acordo com a necessidade de cada pessoa ou empresa para armazenar seus bens.

A partir do momento em que você identifica a necessidade de espaço extra, pode contratar um self storage, levando apenas documentação mínima, sem burocracia.

O que é preciso para locar

Em geral, as empresas solicitam aos locatários documentos pessoais como CPF e RG, além de um comprovante de endereço. No caso de pessoas jurídicas, em vez do CPF, é preciso o cartão do CNPJ.

Quando utilizar o serviço

Você pode contratar um self storage sempre que precisar de espaço extra. A grande vantagem do self storage é que ele é um serviço prático e sem burocracia, que você usa por quanto tempo precisar e cancela o contrato na hora que quiser.

As ocasiões mais recorrentes são:

  • após mudanças para imóveis menores ou em período de adaptação;
  • durante reformas, para proteção dos bens;
  • quando se divide apartamento e o espaço é limitado;
  • quando não se tem onde guardar itens de hobbies, como pranchas de surf, bikes e material esportivo;
  • em meio a viagens, quando você morará em ambientes compartilhados e não confia na segurança do acesso;
  • para arquivamento de material e documentos. No caso de empresas, essa necessidade é praticamente uma constante;
  • Para armazenamento de estoques de lojas e para showroom.

O self storage é uma excelente alternativa de organização do ambiente doméstico e comercial. Mesmo quando não há problema de falta de espaço, o excesso de móveis ou objetos cuja necessidade de uso é apenas esporádica funciona com o um incentivo à bagunça e à desorganização.

Como escolher o espaço ideal

O primeiro passo para a locação do seu self storage é determinar o tamanho do espaço que você precisa para guardar os seus pertences.

Uma medida interessante para guiá-lo nesta escolha é considerar que um box de 7 metros quadrados é suficiente para armazenar os móveis de um pequeno apartamento, de até 70 metros quadrados.

Quem necessita de mais espaço, pode optar por um box maior. O de 45 metros quadrados, por exemplo, tem área útil semelhante à de um caminhão-baú, e é capaz de acomodar toda a mobília de uma casa grande.

Definido o espaço que você precisa, a etapa seguinte é localizar uma empresa que atenda às suas necessidades, considerando não apenas a área do box, mas também os custos da locação, a localização do depósito, a segurança oferecida e a facilidades de acesso ao box.

Como avaliar a segurança

Ao analisar o fator segurança de um self storage, é preciso levar em conta três pontos:

1. A integridade do conteúdo guardado

Para evitar acidentes e problemas, não se pode deixar animais vivos, produtos perecíveis ou perigosos, muito menos material inflamável no box.

2. A infraestrutura de acesso

Empresas de self storage têm controle eletrônico de acesso às dependências, por meio de códigos ou outros dispositivos. O box fica protegido por cadeado e o espaço por câmeras de segurança, monitoradas em tempo integral.

O cliente contrata o serviço conforme a necessidade e, então, responsabiliza-se por fazer a carga e descarga de seus bens. A empresa de self storage providencia um cadeado para o box, que pode ser acessado a qualquer momento dentro do horário de funcionamento.

Além disso, nenhum funcionário da empresa tem acesso aos objetos diretamente no box do cliente. Apenas o locatário possui a chave do espaço locado. Para que outra pessoa acesse o material, além de portar a chave, este acesso deverá ser previamente comunicado e autorizado pelo proprietário.

3. O seguro sobre os bens

Para dar garantia às partes, é preciso que o cliente contrate um seguro que cobre roubo, bens e danos que garantem o valor declarado. Então sim, você pode realmente confiar na segurança do serviço. Claro, a contratação de uma empresa bem referenciada e compromissada é a base para essa tranquilidade.

O que pode ser guardado em um self storage

Praticamente tudo pode ser guardado em um self storage. Exceto, claro, os itens proibidos que já mencionamos. Além dos móveis que não estão sendo utilizados em sua casa ou apartamento, é possível armazenar itens sem uso em determinado período do ano, como roupas de inverno, ou equipamentos de praia, por exemplo.

Já as empresas podem utilizar os boxes para armazenar arquivos que não usados no dia a dia. Algumas lojas já utilizam os self storage para armazenar seus estoques e também como showroom.

Outras vantagens do self storage

Além de todos os benefícios listados acima, o aluguel de um self storage garante outras comodidades para deixar os clientes despreocupados com seus bens.

A agilidade na contratação é uma delas. Você pode locar o espaço por apenas um mês, se desejar, sem a necessidade de um contrato longo.

Também não se preocupa com taxas como IPTU, conta de energia etc. Seu único custo será o valor do aluguel. Se desejar trocar o seu box um de outro tamanho, você não paga nenhuma taxa por isso.

As empresas especializadas em self storage oferecem toda a manutenção do espaço, com limpeza e dedetização periódicas. Também oferecem serviço de embarque e desembarque dos objetos e estacionamento.

Em algumas delas, é possível encontrar salas disponíveis para pequenas reuniões, acesso à internet por rede Wi-Fi e loja de conveniência para adquirir itens como fita adesiva, plástico bolha e cadeados.

Viu só como é vantajoso contar com essa solução? Além de toda a praticidade, os contratos de locação de self storage têm duração mínima de um mês. A partir daí, o período é renovado por quanto tempo o cliente necessitar, pagando as mensalidades seguintes.

Quer saber mais sobre self storage e ficar por dentro de outros artigos sobre espaço e praticidade em casa e no trabalho? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...