Acesso empresa Cadastre grátis sua empresa

Mudança de casa com crianças: como garantir o bem-estar infantil

Alterações na rotina podem afetar a saúde dos pequenos. Confira 5 dicas de uma psicóloga para facilitar a sdua mudança residencial com as crianças.

25 jul 2017 Organização da mudança - Leitura: min.

mudança

Mudar de casa nem sempre é fácil. Os motivos podem ser muitos: uma promoção ou transferência no emprego, a compra do imóvel, a fuga para uma cidade do interior, ou a tentativa de uma nova vida na cidade grande.

As crianças costumam sentir com mais intensidade os efeitos desse período de transição. Por isso, quanto mais distante o novo endereço, maior deve ser o tempo gasto no planejamento familiar.

Para a psicóloga Lidiane Salcedo, o diálogo é o melhor caminho para que os pequenos percebam que a mudança pode trazer ganhos, como uma nova casa, mais amigos e novas atividades. E a atitude dos pais influencia o comportamento dos filhos:

"Conversar sobre o que há de positivo na mudança, e não focar no que as crianças vão deixar para trás, é muito importante, pois elas tendem a 'comprar' a ideia dos pais, que são referências também nesta situação. Por outro lado, se um dos pais demonstra medo, ansiedade, ou discordância clara em relação à mudança, os filhos perceberão e podem se sentir inseguros", explica.

Férias escolares: aproveite o momento

O período de férias escolares é o melhor momento para uma mudança de lar com crianças: evita faltas, prejuízos no rendimento e reduz o estresse com as outras tantas novidades que os pequenos terão que se adaptar.

Segundo Rodrigo Baldez, gerente comercial da Zzapting Transportes, empresa de mudanças no Rio de Janeiro, os meses de janeiro e julho são os mais procurados por clientes com esse perfil:

"São os meses em que temos um aumento de 20% na procura pelo serviço referente a famílias com filhos pequenos. Realmente é muito mais prático e facilita a transição, principalmente se o novo local fica em outra cidade ou estado, pois os pais terão mais tempo de pesquisar uma nova escola e se organizar com calma", revela.

Contratar uma empresa de mudanças que faça além do transporte, a embalagem dos bens e objetos pessoais, além de desmontagem e montagem dos móveis, é uma dica preciosa e vale muito a pena, pois economiza dias (ou semanas) de trabalho.

"Oferecemos esse serviço a todos os clientes", afirma Rodrigo.

5 dicas para uma mudança tranquila

  1. Conte uma história sobre famílias que se mudaram, usando brinquedos, desenhos, tintas ou massinha de modelar. O lúdico funciona muito bem na infância e garante a diversão necessária para o momento;
  2. Mostre fotos da nova casa e do bairro. Se possível, leve-os ao local com antecedência para que se sintam parte do novo ambiente;
  3. Pesquise as possíveis atividades de lazer, como parques, cinemas e praças próximas;
  4. Convide-os a colaborar com a decoração do novo lar, e deixe que escolham o local para guardar brinquedos e livros, por exemplo. Envolvê-los no processo facilita a integração;
  5. Visite a nova escola e mostre entusiasmo aos seus filhos. Mas não exagere: é importante estar atento às emoções e comportamentos dos filhos, e se conectar com eles.

Quando procurar ajuda?

Caso seu filho esteja demonstrando tristeza ou agressividade acima do normal, ou querendo ficar sozinho mais que o de costume, por um tempo prolongado, o psicólogo é o profissional indicado para ajudar a família a passar por este processo de forma mais natural – e, até mesmo, mais saudável.

"Em todo o caso, busque mostrar o quanto você se importa com os sentimentos das crianças, o quanto é realmente difícil uma mudança, inclusive para você, mas que, juntos, podem vencer essas dificuldades e as saudades do que deixaram para trás. O mais importante é a criança sentir que está sendo ouvida e compreendida" esclarece Lidiane.

Lidiane Salcedo é psicóloga formada pela PUC-Rio.

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mudanca.com/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...